segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Para uma boa fotografia

Um fotógrafo me disse uma vez que o segredo para uma boa foto, é imaginá-la pronta, de olhos fechados, antes do primeiro click. Um exercício de sensibilidade, é verdade. Lembrei-me disso hoje pela manhã, enquanto ia para o trabalho de metrô. Não que a paisagem fosse bonita, digna de ser fotografada e não que também não fosse, mas a questão é que com a lembrança, comecei a pensar se não deviamos fechar também os olhos antes do primeiro click na nossa vida. É claro que não dá para ficar brincando de abre e fecha o tempo todo, afinal de contas, os sinais fecham, a hora de descer sempre chega, os abismos podem ser fundos e as quedas inevitáveis, e tudo isso em frações de segundos... em um piscar de olhos.
Mas eu falo da necessidade da gente de olhar com mais delicadeza pra vida. De se preparar todas as manhãs para vivê-la com leveza, assim como se prepara para fotografar uma borboleta ou um passarinho na ponta do galho de uma árvore. De olhar pra ela com o coração, de pensar nas imagens da vida com o coração. É um exercício de sensibilidade, repito.
Mas será que não é disso que a vida anda precisando? De um olhar mais devagar para suas particularidades? Acho que sim... que a vida está para ser fotografada, mesmo sem câmera na mão...

Um comentário:

Maria disse...

Será por isso que gosto tanto de fotografia? Tenho uma esperança pueril de conseguir fotografar não exatamente o mundo, mas o meu olhar no mundo. Está tudo tão difícil, moça, que só as pequenas coisas, as pequenas delicadezas nos salvam. Se as coisas não podem melhorar, a gente melhora o nosso olhar.

Meu beijo